top of page

Coletando

 

É relativamente comum encontrar estes insetos caso você esteja em um sitio, ou local onde haja floresta consideravelmente preservada. A maioria dos machos, quando adultos andam muito em procura de uma fêmea, e podem acabar parando em locais domésticos.
 
Este tópico destina-se à cientistas e estudantes cujo exista a necessidade de coleta de animais somente para pesquisa. É importante ressaltar que retirar animais de seu ambiente natural é muito prejudicial para o ecosistema, e ameassas para a própria espécie. É ideal possuir uma liçensa para coleta. Bichos pau se alimentam apenas de plantas, então para localiza-los é importante o conhecimento do local onde está escolhendo para coleta e também noções básicas em botânica. A maioria das espécies no Brasil encontra-se em florestas úmidas, portanto a chance de encontra-los neste bioma Ã© muito maior. por serem animais noturnos, é muito mais facil encontralos de noite, quando saem para comer, se locomover e procurarem parceiros para acasalar. De dia, a camuflagem quase perfeita dificulta muito sua localização. É recomendado um bom equipamento de iluminação com autonomia a depender de quanto tempo você dispõe para a coleta. 
Armadilha luminosa
Armadilhas luminosas consistem em tecido de cor branca esticadas em clareiras ou torres  com uma forte lampada direcionada ao tecido. Muitos insetos utilizam a lua para orientação ao se locomoverem, inclusive alguns phasmideos. esta não é a técnica mais indicada para coleta de Bichos-pau, porém, caso a pesquisa seja especificamente para espécies aladas, como na família prisopidadae, esta talvez seja a melhor técnica.
Rede de coleta
Para coleta de espécies aladas é muito recomendado a utilização de redes para apanha-los.
Lanternas
Para a maioria das espécies uma lanterna de mão é o mais indicado. Headlamps são muito boas para caminhadas noturnas, porém muitas espécies ficam no chão, ou por baixo de folhas, e por conta disso a lanterna de mão é mais indicada para uma coleta mais eficiente. Baterias extras são muito importantes, pois geralmente estas lanternas não possuem uma boa autonomia. Sempre adquira produtos de qualidade para não ficar no escuro. Uma segunda fonte de luz para emergência é indispensável.
Recipientes
Após localizar o inseto, caso seu intuito seja para estudos com o animal morto, isso pode ser feito no mesmo local com utilização de produtos quimicos e o inseto pode ser colocado em envelopes de papel ou outros recipientes cujo tenham espaço suficiente para acomodálo sem que haja danos ao exemplar.
Caso seu intuito seja manter o animal vivo, então voce precisará de recipientes maiores para que o inseto tenha um certo espaço para se acomodar. Como a maioria de bichos-pau no Brasil tem em média 15 cm, para a maioria delas um recipiente com 40x20 serve bem. Saquinhos de organza são ótimo por serem leves, podendo ser dobrados e de facil abertura. Caso o inseto precise de espaço, colcoar um galho atravessado para ganhar profundidade no recipiente ajudará.
Aliemntação natural
É importante um certo conhecimento em botânica, pois muitas espécies não são tão generalistas em sua aliemntação, então é necessário reconhecer o alimento natural do animal para que possa ser mantido em cativeiro. Claro que nem sempre o inseto será localizado em sua fonte de alimento, mas uma vasculhada ao redor para identificação das plantas nas proximidades pode ser necessário. Caso o animal seja encontrado em uma planta que se aliemente e seja de facil acesso, então poderá ser mantido normalmente.
bottom of page