top of page

Viveiros

 
É importante um certo conhecimento em botânica, pois muitas espécies não são tão generalistas em sua aliemntação, então é necessário reconhecer o alimento natural do animal para que possa ser mantido em cativeiro. Claro que nem sempre o inseto será localizado em sua fonte de alimento, mas uma vasculhada ao redor para identificação das plantas nas proximidades pode ser necessário. Caso o animal seja encontrado em uma planta que se aliemente e seja de facil acesso, então poderá ser mantido normalmente 
Internos
Mais convencionais, podem ser viveiros específicos para insetos grandes, feitos com malha, ou tecido e estrutura de metal ou madeira. Pode-se também utilizar aquarios ou terrários genéricos para animais pequenos. Estes viveiros são bons para controlar a umidade do viveiro, acompanhar o desenvolvimento do inseto.
 
Voce pode utilizar vasos com as plantas necessárias caso caiba no viveiro, mas do contrário terá que utilizar recipientes com agua, e colocar talos com folhas frescas para os insetos se alimentarem. Lembrando que as folhas devem ser frequentemente trocadas e devem sempre estar vívidas e verdes. 
 
Consequentemente este viveiro pode acabar sendo exposto a luz artificial  de sua propria residencia, oque confunde o inseto sobre oque é dia e noite. Isto pode acabar estressando o animal, mas no geral, isto não é prejudicial. Este tipo de viveiro se não possuir abertura na base, pode dificultar a retirada dos ovos.
 
Estes viveiros tambem devem ser muito bem fechados, e devem possuir passagem de ar com algum tipo de malha ou tecido para que os insetos não sejam sufocados. Deve possuir pelo menos o triplo do tamanho do inseto, em altura, para que o mesmo não tenha problemas em suas mudas. 
 
 
 
 
 
Externos
Estes viveiros são ótimos para a maioria das espécies, pois quando colocados diretamente na planta, as folhas duram muito mais, havendo menor necessidade de manutenção, e facilidade para retirada de ovos. Boa ventilação e não ocupam muito espaço.
 
Em contra partida, os viveiros externos podem não ser bons para espécies que demandam maior índice de umidade, ou que sejam muito sensiveis a luz solar, pois geralmente recebem luz solar direta. Caso não sejam bem fechados os insetos podem acabar fugindo.
 
Para ninfas jovens e espécies pequenas os saquinhos de organza novamente servem muito bem. Neste aspecto não são boms para manipular os insetos pois possuem apenas uma abertura, porém isto pode ser adaptado cortando o fundo do saquinho e fechando com clips ou pregadores depois. 
 
Caso o viveiro seja para espécies maiores, poderá utilizar tela de nylon, moldada com grampos e fixada e fechada com pregadores. Este tipo de viveiro é muito resistente e pode durar anos em condições variadas.
bottom of page