top of page

Incubação

umidade ventilação substrato, tempo, recipiente
 
A maioria das espécies requer que seus ovos tenham um mínimo de umidade relativa para que o embrião se desenvolva de maneira saudável, portanto, as incubadoras se fazem necessárias para a reprodução destes insetos. 
 
As incubadoras podem ser feitas utilizando recipientes de plástico que possuam tampa, devem possuir algum tipo de substrato e devem possuir passagem de ar.
Recipente
Potes de plasticos que possuam uma base larga são ideais, pois possuem maior capacidade para armazenar ovos. porém não muito grandes. Quanto maior o pote, mais os cuidados. Caso você não queira adquirir potes específicos, potes de geléia tem um tamanho bom para a maioria das espécies. deve-se atentar à quantidade de ovos colocada em cada incubadora, pois quando as ninfas começarem a nascer, deve existir espaço suficiente para todas elas. As ninfas logo após sua eclosão precisam de espaço e um tempo para bombear seus fluídos internos e expandir de maneira regular, e caso sejam atrapalhadas neste processo, poderão ficar atrofiadas ou causar estresse à eles, oque aumentará sua taxa de mortalidade.
Substrato
Os substratos são extremamentes importantes para o desenvolvimento saudável do embrião. Eles ajudarão a manter a umidade da incubadora, e auxiliar o inseto na saída do ovo. existem vários substratos que podem ser utilizados , porém, deve-se atentar à produtos químicos que podem afetar os embriões. Deve-se tamném tomar cuidado com composições organicas que facilitam a proliferação de fungos, que também podem prejudicar os ovos.
 
Em minhas experiêcnias, cheguei ao seguinte substrato:
 
Algodão e Areia
 
O algodão é muito bom para segurar a umidade da incubadora, porém é ruim na questao da proliferação dos fungos por ser orgânico, portanto cubro todo o algodão com uma camada de areia, que dificulta o crescimento dos fungos, não é prejudicial para os ovos, edeixa passar a evaporação da agua que vem por baixo.
 
Os fungos podem ser combatidos com pequenos insetos que se aliemntam de fungos, porém não são muito faceis de se conseguir, ou achar.
Ventilação
Deve haver passagem de ar na incubadora, pois sem isso os ovos podem ficar comprometidos. As aberturas da incubadora podem variar dependendo da necessidade de umidade dos ovos. Para ovos que toleram maior sequidão, muitos furos podem ser feitos, ou até mesmo um buraco na tampa, que deve ser tampado com tela. Para os ovos que demandam maior umidade, poucos e pequenos furos devem ser feitos na tampa. 
 
Os furos podem ser feitos com uma faca com ponta. Lembrando que os furos não podem ser muito grandes, pois as ninfas podem ser bem pequenas e acabarem escapando pelos furos.
bottom of page